O que é?

CROSSTRAINING   

O treino Crosstraining é uma metodologia de treino que se baseia em movimentos funcionais variados de intensidade elevada. Trata-se de um conjunto de movimentos praticados quotidianamente, como correr, sentar, saltar, puxar, empurrar ou pegar objectos ou com o seu próprio corpo. Baseia-se em 3 modalidades, Ginástica (exercícios feitos com o peso do próprio corpo), Weightlifting (levantamentos olímpicos) e Endurance (correr, nadar, remar, etc).  Estes movimentos são levados a cabo em sequência, expondo-se o atleta a diferentes tipos de treino e estímulos. A filosofia de treino do Crosstraining é preparar o atleta para o inesperado, para qualquer desafio que possa surgir, conseguindo-se desta forma uma melhoria do condicionamento físico geral. Fugir à rotina é uma das propostas deste treino, porq ue o atleta e praticante nunca sabe o que o espera no WOD do dia seguinte. WOD (Workout Of the Day) é o nome dado ao desafio/tarefa pedido no treino desse dia.

 

AULA DE CROSSTWOFIT 

A aula de Crosstwofit é um sistema de aula em circuito por estações temporizado (sistema Tabata), o material usado é o do Crosstraining e permite desenvolver aptidão cardio-respiratória  e de força/resistência proporcionando desta forma um elevado gasto calórico energético e a promessa de elevar o EPOC (excesso de consumo de oxigénio pós-exercício) que ajuda a uma maior queima de gorduras. 

 

AULA BARBELL

A aula de Barbell é feita exclusivamente com barras olímpicas e o objectivo pode variar entre o aperfeiçoamento da técnica de levantamentos olímpicos  e o powerlifting, tais como o Peso Morto, Agachamento, Snatch, Clean&Jerk, etc, estabelecer RP's (records pessoais) nos movimentos  atrás descritos ou "Wods" (Workout Of the Day) normalmente designados por "Complex Bar". A aula Barbell é uma aula complementar às anteriormente descritas, mais técnica, em que o foco principal  é que o praticante alcance ganhos de força com grande importância para o fortalecimento do nosso sistema músculo-esquelético. 

 

AULA KETTLEBELL

Esta aula é feita exclusivamente com o Kettlebell, cuja descrição pode ser feita de forma simplificada como sendo uma bola com uma pega, com variados pesos. Permite trabalhar o nosso corpo unilateralmente quando apenas é usado um KB, desenvolvendo assim uma maior capacidade de coordenação e distribuição da força e equilíbrio quando sujeitos a um movimento balístico ou podemos usar dois Kettbells aumentando assim o peso e dificuldade do exercício. Pode ser igualmente descrita como uma aula de força explosiva e de resistência, com vários níveis de intensidade.